Nichos de gesso


O gesso é um material versátil que auxilia na decoração dos espaços internos, entre várias possibilidades do gesso  os nichos se destacam por sua praticidade. Além de ser mais barato que os de madeira, a execução do serviço é rápido. A facilidade de organizaçao de objetos decorativos entre outros é a principal caracteristica dos nichos.

 Engana-se quem pensa que o drywall é usado apenas em divisórias e forros, é com esse material que os nichos (a maioria) é feito.
Pra quem tem horror a obras, saiba que este tipo de serviço não suja muito o ambiente, visto que as placas de gesso são revestidas de papel cartão e também não gera muito entulho.

A espessura mínima de um nicho é de 75mm, porém com essa espessura  não dá para acomodar muitos objetos, ficando limitado á quadros, objetos mais finos. Com espessura maior, voce pode acomodar desde vasos á livros, é só imaginar e executar.

Voce pode fazer nichos nas laterais da cama ou em cabeceiras, nas salas, para embutir a televisão, enfim, em qualquer lugar dá para fazer.

O acabamento do nicho é feito com massa corrida (apenas uma "nata") e fundo preparador para gesso. Esse acabamento só poderá ser feito após a secagem completa do gesso, para que ele não fique amarelado.

Caso voce se canse do seu nicho, é só colar papel de parede, tecido, mudar a cor da pintura ou mesmo mudar os objetos. Simples assim!

Ps. se alguem tiver alguma dúvida sobre gesso (sancas, rasgos de luz, molduras e etc) é só me enviar um email que responderei com todo prazer!

Agora é só se deliciar com esses projetos lindos de nichos!














Imagens: Reprodução

Espero que gostem!
bjobjo

34 comentários:

  1. O que os nichos não são capazes de fazer pela nossa casa heim, adoro! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Realmente Debora, eles deixam o ambiente muito mais elegante...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Vani, eu adorei a ideia da foto nº8. Obrigada por compartilhar.Bjo.Sílvia

    ResponderExcluir
  4. É lindo mesmo Silvia, eu fiz um parecido um dia desses mas ainda não consegui tirar fotos....

    ResponderExcluir
  5. Olá, vim conhecer seu blog e estou encantada, prometo voltar com mais calma!Parabéns pelo trabalho....ser blogueira não é fácil ....
    Passe lá em minha CASA para tomarmos um café e conhecer um pouquinho do mundo da decoração.Abraço
    Uma ótima semana!
    Valéria

    ResponderExcluir
  6. Oi menina, seja muito bem vinda ao CASA DECORADA, também ja me instalei em seu cantinho viu...muito fofo!!!! bj e uma otima segundona

    ResponderExcluir
  7. Vani, que lindo post! O gesso é um recurso maravilhoso para a decoração, arquitetura e engenharia. Ele oferece muitos beneficios a uma obra! Parabens! bj

    ResponderExcluir
  8. Bom dia menina, deixei um presentinho pra você lá no CASA , é só passar e pegar. bj

    ResponderExcluir
  9. adorei as fotos e ideias ficamos no aguardo de novas fotos.ate

    ResponderExcluir
  10. Daniel, que bom que vc gostou do post, em breve farei outro post sobre gesso.

    Espero que vc continue me visitando hein?!

    ResponderExcluir
  11. Olá!!! Adorei as sugestões dadas. Estava pesquisando modelos de nicho para aproveitar o espaço embaixo da escada que fica na sala de jantar.Imaginei fazer algo comprateleiras de vidro para combinar com a mesa e decorar com porta retrato e vasos. O que vc acha? Tem alguma sugestão pra mim? Obrigada! Parabéns pelo bom gosto e disponibilidade de expor suas idéias.Daniella Dambroz

    ResponderExcluir
  12. Seja bem vinda Daniela!
    Gosto da sua idéia, vidros não pesam na decoração e dão um charme discreto. Pense tbm em usar um móvel como um aparador por exemplo, assim além das prateleiras, vc pode usar o móvel como apoio para bebidas e taças.
    Bom, espero ter ajudado! qq coisa me mande um email mais detalhado.ok
    bjs

    ResponderExcluir
  13. estou maravilhada com os nichos como montar estas luzinhas nos nichos quero fazer no quarto do meu bb, poderia me dar umas dicas...obrigada aguardo resposta!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá Vani

    Adorei os nichos, estou construindo e estava procurando algo que daria um charme em meus banheiros e nos quartos de meus filhos.
    Parabens.

    Adriana

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Adriana!
    Sempre fico muito feliz quando um dos meus posts servem de inspiração pra alguém, com certeza vai ficar linda a decoração dos seus filhos e do seu banheiro!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Gostei muito do seu blog.
    Estou de mudança e gostaria de saber se é muita "informação" fazer um nicho na sala e um no meu quarto. Ambos ambientes são grands.
    Obrigada,
    Regina

    ResponderExcluir
  17. Olá Regina! Adorei sua visita! Volte mais vezes viu?!?
    Quanto a sua pergunta, fique tranquila, pois nao há nenhum problema em usar 2 nichos em lugares diferentes.
    Felicidades na sua nova casa!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  18. Valeu, Vani. Desde que descobri seu blog, estou sempre visitando.
    Parabéns.
    Obrigada,
    Regina

    ResponderExcluir
  19. Por nada Regina! Se precisar de algo, conte comigo!

    Que ótimo Regina, fico feliz que acompanha meu blog, pq vc não aproveita e me segue?!? rss

    Bjos

    ResponderExcluir
  20. Oi Vani, estou de volta. Vc pode me dar mais uma dica? Posso fazer um nicho com uma textura ao fundo e a mesma textura na parede lateral? Vou te seguir sim.
    Obrigada,
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Regina, eu particularmente acho estranho usar textura no fundo do nicho sabe? Acho que o que deve ser destacado é algum objeto decorativo e nao a textura do nicho, acho mais conveniente deixa-lo branco mesmo....
      Beijos

      Excluir
  21. Bom dia! Vani,

    Meu nome é Andrea, sou de campinas , adorei seu blog.
    Tenho uma parede no hall de casa com as seguintes medidas, 2,60 de altura e 3,16 de largura, e queria fazer uma decoraçao bacana, ja que essa parede é no hall, porem a ideia inicial é duas coluna de nichos de gesso na lateral, uma prateleira entre as duas , acima da prateleira espelho e embaixo da prateleira ganchos para colocar bolsas.

    Queria saber sua opnião, pois consultei varios lugares, para decorar meu hall e nao me agradou, estou acompanhando seu blog a um tempo e vi a ideia de nichos, adorei.

    O que acha da idéia?

    Abraço,

    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Andrea, nao tinha visto seu coments...
      Então, a idéia inicial de colunas, não curti. Os nichos são ótimos para decorar ambientes como esse, porém é legal usar modelos diferentes, usando espelhos ou papel de parede, o que vale é a criatividade. ´
      Se vc ´precisar de um orçamento para o projeto do gesso, me envie um email.Ok

      Obrigada pela visita.
      Bjo

      Excluir
  22. Oiiiiii tenho um apartamento de 70m, meu corredor tem 3 metros por 0,90m. Eu queria fazer uma parede do corredor com nicho de gesso, você sabe quanto ocupa uma parede dessa? Vai ficar muito estreito o corredor se eu colocar uma parede com nicho ?

    ResponderExcluir
  23. Oi Erika!
    Sinceramente, não acho legal fazer um nicho no corredor deste tamanho. Vc pode usar o nicho com 12 a 15 cmts, porem não cabe nada por ser muito fino...

    Pq nao usa na sala de jantar?

    Bjos

    ResponderExcluir
  24. snif.... quero deixar tudo o mais bonito possível.
    A sala de estar é integrada com a sala de jantar, 4,07 por 2,57, mas li que é melhor fazer sanca para ampliar o espaço, certo ? Pensei em colocar alguma moldura diferente em cima da mesa de jantar, o que você acha ? Em frente da mesa será espelho.

    É isso mesmo né? Não é ideal quebrar o ambiente ? E o mais indicado é a sanca mesmo ?

    ResponderExcluir
  25. Erika, o que dá mais amplitude ao embiente, nao é dividir e sim usar um único trabalho, como um forro, vc pode usar um rasgo de luz em uma parede, um lustre bacana na mesa....
    Sancas ocupam pelo menos uns 30cm de cada lado, ou seja visualmente deixa menor...

    Bjo

    ResponderExcluir
  26. Vani,
    Parabéns pelo seu blog, realmente inspirador. Gostaria de pedir informações sobre o uso de gesso e iluminação em espaços reduzidos, infelizmente, o espaço dentro dos apartamentos está cada vez menor, gostaria muito de sugestões para espaços bem compactos. Obrigado!
    Caio

    ResponderExcluir
  27. Oi Caio, já anotei seu pedido! O proximo post será sobre gesso e iluminação para espaços pequenos.

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  28. Olá! Adorei o seu site! Ideias super legais!! Estou fazendo o quarto do meu filho e estou usando uma parede de nichos de gesso. Só estou em dúvida do tamanho deles (largura e altura. Usei essa imagem como base: http://www.decor-gesso.com/2011/07/nichos-em-quartos-de-bebe.html.
    É a imagem 06. Você tem uma noção de quanto mede esses nichos?
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Excepcional obra de arte em gesso, vcs estão de parabens.

    ResponderExcluir
  30. o que posso fazer com uma empresa e faz um nicho parecer mais uma churrasqueira bem no meio da minha sala .....

    ResponderExcluir
  31. É horrível quando contratamos uma empresa para executar um serviço que sonhamos e infelizmente faz de outra forma, transformando nosso sonho em pesadelo...

    ResponderExcluir