Gesso em espaços pequenos

É fato que hoje em dia os apartamentos estão cada vez mais pequenos, e é fato também que a busca por eles também é crescente. Uma duvida coletiva é: o que usar de gesso? Bom, hoje falaremos sobre o uso de gesso e iluminação para espaços pequenos. Ah, este post é especial para o leitor Caio que pediu dicas para usar este combo em espaços pequenos.


Gesso:
Como o espaço é bem pequeno, o mais interessante é usar apenas um forro e de preferencia dilatado (tabicado), mas se voce gosta de detalhe e acha o forro simples demais, eu recomendo usar moldura reta (90 graus) colada no teto ou na parede, não use moldura grande demais, pense que no geral o gesso tem que ser um detalhe e não o todo.


Neste apartamento alem do rebaixo foi feito um corte na lateral para embutir a iluminação.

*clica nas imagens que aumenta.


Neste caso o forro serviu para centralizar o lustre na pequena mesa (amei!)

 Aqui também foi feito o corte no forro para embutir a iluminação de spots (acredito que seja mine-dicroica)


 Aqui foi usado forro mais a moldura em "L" bem simples, com apenas dois degraus.


Iluminação:
Quanto a iluminação, o ideal é que não apareça volumes no teto, ou seja, sem lustres para não deixar o ambiente visualmente cheio, faça um forro e deixe embutida toda a iluminação e se for o caso deixe apenas o lustre na mesa de jantar  pendurado. 

Neste ambiente foi usado uma luminária de embutir na sala de estar e no rasgo de luz na parede toda foi usado lampadas fluorescentes que iluminam o ambiente todo e confere charme a sala.


Neste ambiente o rasgo de luz foi usado nas duas paredes laterais e perceba que no centro não tem nenhuma luminária e de quebra a luz do rasgo destaca a parede de tijolinhos pintada de branco conferindo volume a parede. 


Neste dormitório o forro é dilatado com cortineiro somente na janela e na cabeceira foi feito um banho de luz com spots, ficou clean e aconchegante devido a luz amarelada das lampadas.

 Na sala foi feito um rasgo de luz na parede principal e no centro da sala de estar foi usado uma luminária embutida e na mesa 2 lustres pequenos de cerâmica.


Eu adoro este tipo de mistura de tons, madeira + branco, acho um casamento perfeito, tanto para espaços grandes e tanto para espaço apertados. A iluminação é toda embutida no forro de gesso, exceto o lustre na mesa de jantar. 


 Neste apartamento a iluminação (spots) também é toda embutida no forro e somente na cozinha foi usado uma luminária quadrada para diferenciar, porem também é embutida.
                                                           
O forro não precisa ser simples só porque não tem molduras e nem detalhes rebuscados. Use detalhes para embutir a iluminação como rasgos para spots ou para lampadas fluorescentes. Ser pequeno não significa que tem que ser feio ou simples. Decore com carinho, use cores, almofadas, quadros... faça da sua casa seu lar!

Veja mais:
Cortineiro com luz
Nichos no forro ou sanca invertida
Rasgos de luz

Espero que tenham gostado, em breve farei um post com dicas de decoração para espaços pequenos, dicas para deixar seu lar aconchegante e amplo.  Não percam!

Um grande beijo e que seja uma semana  iluminada pra todos nós!

Vani Soares
 Imagens: Reprodução









2 comentários:

  1. Quando vc vai postar mais dicas de decoração, eu e minha esposa gostamos muito. Como é feito esse rasgo para spot?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo! Desculpe a demora, não sei porque, mas não vi sua msg.. Esse rasgo é bem simples, basta subir uns 2 cm e fechar nas laterais..

      Excluir